origem do snooker


Em registos de há milhares de anos, os povos já faziam referência a diversos jogos de bolas impulsionadas por hastes de madeira. Por estas referências estarem presentes um pouco por todo o globo, a origem do snooker é reivindicada por muitos países, entre os quais estão Inglaterra, França, Espanha, Itália e China.Vestígios de uma mesa de bar billiards

Barões franceses a jogar snookerSegundo alguns historiadores, o bilhar terá surgido em França no século XV. De acordo com as suas pesquisas, o bilhar terá sido inspirado no Criquet, um jogo no qual bolas coloridas são impulsionadas por meio de uma espécie de martelo, sendo que os jogadores deveriam acertá-las em arcos fixos no solo.
Em França, até à Revolução de 1789, jogos parecidos com o bilhar eram praticados pela nobreza nos grandes palácios, e era necessária uma autorização especial para se instalar um "bilhar público".

Inicialmente, este jogo era praticado com apenas duas bolas, numa mesa com seis buracos. Era jogado por reis e outros membros da nobreza, pelo que, desde 1800, se tornou conhecido como o "Nobre Jogo do Bilhar".
Com o passar dos anos, o bilhar foi-se aperfeiçoando e espalhou-se pelo mundo até que, em 1875, o coronel inglês Neville Bowes Chamberlain, que se encontrava nas montanhas Nilgri, na Índia, inventou o snooker. Esta palavra teve origem na designação então dada aos cadetes trapalhões do exército.
Em 1885, John Roberts, um famoso jogador da época, levou o jogo para Inglaterra.
O coronel Neville Bowes Chamberlain


Joe Davis
snooker teve grande sucesso e, em 1900, a Associação de Bilhar reconheceu as primeiras regras do novo jogo, sendo que em 1916 teve lugar a primeira edição do campeonato inglês de amadores.
Em 1927, por iniciativa de Joe Davis, o melhor jogador da época, decorreu o primeiro campeonato profissional de snooker. Davis venceu a edição de estreia e dominou a modalidade a nível mundial até 1946, ano em que se retirou depois de ter sido o grande responsável pela divulgação do snooker.
Desde a década de 1930, as mulheres começaram a praticar snooker e em 1976 disputou-se o primeiro campeonato mundial feminino, paralelamente ao masculino.
Entre 1959 e 1964, o snooker esteve em crise e não houve campeonato do mundo. Desde 1969, os campeonatos mundiais desta modalidade são anuais e têm lugar em Sheffield, Inglaterra.
Em 1985, a final do Campeonato do Mundo, que opôs Dennis Taylor a Steve Davis, foi vista pela televisão por cerca de 19 milhões de britânicos. Este foi um dos jogos mais importantes desta modalidade, sendo que com ele surgiu o “snooker moderno”.
Nos últimos anos, a popularidade do snooker aumentou bastante e, para além das ilhas britânicas, o snooker é também praticado a bom nível em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Malta e Malásia.
Dennis Taylor a festejar a conquista do Campeonato do Mundo de snooker de 1985

Sem comentários:

Enviar um comentário