Este Blog, pretende apresentar diversos jogos e recursos que possam ser úteis para o desenvolvimento de actividades em grupo.
Tacos de Snooker
Escolher um taco
Quando escolhemos um taco é fundamental que nos sintamos confortáveis com ele. É importante que seja um taco com rosca a 3/4* , uma vez que os tacos com rosca a meio não possuem uma distribuição de peso tão boa e têm um balanço menos bom; os tacos inteiros também são uma boa escolha, mas são muito desvantajosos para transportar. O peso ideal para um taco de snooker é entre 17 e 19 onças e a medida ideal para a ponteira é entre 9 e 10 milímetros. O taco é constituído por duas partes: punho (parte de menor comprimento, mais espessa; é aqui que se agarra no taco) e vara (parte de maior comprimento, mais fina; é esta a parte do taco que desliza sobre o suporte). A vara do taco deverá ser, de preferência, em madeira de freixo ou maple, que são as madeiras de melhor qualidade e performance para as varas; as varas em freixo são as mais comuns, mas as de maple também são excelentes e ajudam ao taco deslizar melhor e não ficar pegajoso, como às vezes acontece com as varas em freixo. Existem punhos feitos de diferentes tipos de madeiras, como ébano, snakewood, birdseye, cocobolo, etc. Para além das madeiras base usadas nos punhos, estes costumam ter várias decorações. A maioria dos tacos de snooker são simples, sem grandes floreados, embora também existam alguns com decorações mais pormenorizadas.
Para quem não tem um orçamento muito alto, mas quer adquirir algo de muita qualidade, a minha recomendação é Peradon (especialmente a gama média, com tacos entre 60 e 220 euros), o mais antigo fabricante de tacos do mundo e que possui tacos de todos os gostos e preços, sempre com grande categoria. Se tiver mais dinheiro para gastar, escolha marcas como Mike Wooldridge, John Parris ou Tony Wildshaw, que são fabricantes topo de gama, cujos tacos são utilizados por muitos profissionais. Gosto também dos tacos Acuerate (também de preços elevados), fabricados na Bélgica, que são, actualmente, os tacos com a tecnologia mais avançada, pois reduzem a deflexão, para além do Gravity Cue, que devido a uma especial distribuição do peso, facilita que a tacada seja efectuada com correcção e que não exista movimento do pulso. Uma marca que também aprecio muito é a Mastercue, da Tailândia, que utiliza as melhores madeiras, mas que apresenta preços mais acessíveis, devido ao facto da mão-de-obra neste local ser mais barata. Em Portugal, os tacos de alguma qualidade mais fáceis de encontrar são os BCE Heritage e os Riley Burwatt, que custam cerca de 200 euros, se bem que nestes tacos utilizam verniz que, por vezes, fazem com que as varas escorreguem mal.
A vantagem dos tacos feitos em fabricantes mais artesanais, que utilizam métodos tradicionais, são o facto das madeiras utilizadas serem das melhores qualidades existentes e a confecção do taco é feita com o maior cuidado e rigor. Os tacos de produção de série têm menos exclusividade, mas por vezes podem ser fabricados com tecnologias de alto desempenho.
*Os tacos com rosca a ¾ são tacos de 2 peças com dimensões diferentes (com uma vara maior e um punho mais pequeno); estes tacos não são tão fáceis de transportar como os de peças da mesma dimensão mas tem um desempenho muito superior e facilitam a utilização das extensões. Actualmente, quase todos os profissionais jogam com tacos ¾, embora existam muitos que continuem a usar tacos inteiros.
A sola
Como referi anteriormente, as solas deveram ter um diâmetro entre 9 e 10 milímetros. As melhores solas (geralmente fabricadas Estados Unidos da América, tal como o giz). são feitas à base de pele de porco, que é tratada através de métodos tradicionais, a fim de apresentar características ideias para serem utilizadas como solas de snooker. As solas são, geralmente, muito baratas, custando cerca de 1 euro cada, mas existem outras bem mais caras que podem chegar aos 10 euros por unidade. Eu recomendo as Blue Diamond e as Elkmaster, que são ambas muito baratas e de excelente qualidade e desempenho. Dentro das mais caras, aconselho as Talisman, Kamui ou as Mike Wooldridge laminadas. Tenha em atenção que a sua sola tenha uma forma ligeiramente arredondada (em vez de ser plana), mas que não o seja excessivamente, para não criar efeito de cogumelo. Para a moldar ao seu gosto, utilize um pouco de lixa e aplique-a suavemente sobre a sola. Tal como as solas de pool, existem três tipos de dureza: macia, média e rija. Os jogadores profissionais preferem sempre solas rijas (mas não excessivamente), que agarram melhor os efeitos e são mais duráveis. Um principiante poderá sentir mais confortável com uma sola média, de utilização mais fácil, mas deverá tentar habituar-se a uma que seja mais rija. As solas macias são demasiado esponjosas e são aquelas que apresentam o pior desempenho, uma vez que dificultam a aplicação de sidespin e backspin. Use, preferencialmente, giz verde ou azul da marca Triangle e nunca giz de outras cores, como vermelho ou beige que, para além de não serem tão bons para jogar, deixam marcas no pano muito difíceis de limpar.
Resumindo
1. Escolha um taco com rosca 3/4, que pese entre 17 e 19 oz e tenha uma vara em freixo ou maple.
2. Não escolha o taco só por dizerem que é bom, pois é fundamental que se sinta bem com ele e que o peso e balanço se adaptem ao seu jogo.
3. Se não tiver um orçamento muito alto, escolha um taco da marca Peradon; se puder gastar mais, aposte num dos conceituadíssimos fabricantes ingleses, como Mike Wooldridge, Tony Wildshaw ou John Parris. Se quiser um taco que reduza ao máximo a delflexão da bola branca, escolha Acuerate.
4. Escolher um taco fabricado artesanalmente ou industrialmente, depende apenas da sua escolha pessoal e do tipo de taco que pretende.
5. Escolha uma sola entre 9 e 10 mm, em pele de porco e de dureza rija.
PS: Não se esqueça de comprar também uma mala para guardar o seu taco e, também, um extensor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Onde se pode comprar um taco decente em Portugal?
ResponderEliminar